Diocese – Paróquias

Diocese de Novo Hamburgo é uma divisão territorial da Igreja Católica sediada em Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul. Localizada no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Paranhana, abrange mais um milhão de habitantes.

Histórico

A Diocese de Novo Hamburgo foi criada aos 2 de fevereiro de 1980 pela bula Cum sacer praesul ecclesia, do Papa João Paulo II, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua instalação contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco e posse do seu primeiro bispo. Atualmente, a Diocese é integrada por 23 municípios, perfazendo um total de 49 Paróquias.

Bispos

1º – Dom Aloísio Sinésio Bohn (1980-1986)

2º – Dom Frei Boaventura Kloppenburg, OFM (1986-1995)

3º – Dom Osvino José Both (1995-2006)

4º – Dom Zeno Hastenteufel (2007-2017)

No dia 30 de março, data da instalação e posse do primeiro bispo, a Diocese de Novo Hamburgo (RS) completa seus 37 anos de existência.