Cemitério

“Requiescant In Pace” (Descansem em Paz): eis a maior prece que as pessoas desejam aos entes que partem desta vida rumo ao mistério que mais assombra a humanidade. Diante dessa realidade, presente e inevitável a todos, denotamos ao espaço do Campo Sagrado Cristão, o Cemitério, uma peculiar atenção. Como local considerado sagrado pela Igreja, o Terreno Santo deve ser espaço de contemplação, meditação e oração.

Cabe lembrar que o hábito de enterrar os mortos é compreendido pela Igreja Católica como ato de caridade, visto que, manter a dignidade do corpo, mesmo postumamente, é sinal de respeito com a memória daquele que parte, como também é sinal da esperança na Ressurreição no dia do Juízo Final.

A Igreja Católica Apostólica Romana entende que “os corpos devem ser tratados com respeito e caridade, na fé e na esperança da ressurreição. O enterro dos mortos é uma obra de misericórdia corporal que honra os filhos de Deus, templos do Espírito Santo” (CIC, nº 2300). Além disso, assegura aos fiéis que “se a paróquia tiver cemitério próprio, nele sejam sepultados os fiéis defuntos, salvo se tiver sido legitimamente escolhido outro cemitério pelo próprio defunto ou pelos responsáveis pelo sepultamento” (CDC, nº 1180).

JAZIGO~1NA PARÓQUIA

No município de Novo Hamburgo, a Comunidade Católica de Hamburgo Velho é uma das paróquias que dispõe de espaço próprio para o sepultamento dos fiéis. Por isso, o espaço do Cemitério Católico Leão XIII de Hamburgo Velho é destinado aos fiéis dizimistas da Paróquia. A abertura da sepultura fica destinada apenas ao dizimista titular, seu cônjuge, filhos menores de 18 anos e filhos especiais, bem como dependentes comprovados.

O cemitério é aberto de segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h, aos sábados das 8h às 18h e aos domingos das 7h30min (devido ao início da Celebração Eucarística) até as 18h.

Normas Diocesanas – Cemitérios

Regulamento do Cemitério Católico Leão XIII