Catequese

Catequizar em tempos de pós-modernidade não é tarefa fácil. Faz-se necessário atualizar processos didáticos e metodológicos, para melhor assimilação do Evangelho, e isso porque não se pretende apenas “transmitir ensinamentos”, mas formar cristãos capazes de experimentar Deus na vida da comunidade. Daí a razão da proposta de ação evangelizadora da Igreja basear-se no Catecumenato.

O Catecumenato nada mais é do que uma experiência de fé em grupo, em que o participante, inspirado nos moldes da Igreja primitiva, propõe-se a buscar um conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus Cristo, da Sua Mensagem e da Sua Igreja Católica.

Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, os encontros de catequese são ministrados sobre o Antigo e o Novo Testamentos, pelo manuseio contínuo da Bíblia Sagrada, e o Catecismo da Igreja Católica (YouCat para os jovens), levando a uma experiência pessoal com Deus, no Seu Filho Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo.

NA PARÓQUIA

Os pais ou responsáveis devem comparecer à Secretaria Paroquial, observando os seguintes requisitos:

Para a inscrição da EUCARISTIA: Ter 10 anos ou completar esta idade no ano subsequente.

Documentação: Cópia do Registro de Nascimento ou RG, Lembrança do Batismo, uma foto 3×4 atual, um comprovante de residência e o pagamento das taxas de material (para todos) e de inscrição (para não dizimistas).

Para a inscrição da CRISMA: Ter feito a Primeira Eucaristia. Caso tenha realizado em outra Paróquia, trazer a mesma documentação listada acima, a Lembrança da Primeira Eucaristia e pagamento das taxas, conforme menção acima.

Os encontros da Catequese de Primeira Eucaristia, na igreja Matriz, ocorrem nas terças-feiras ou quartas-feiras, no turno da manhã (das 8h30min às 10h). No turno da tarde, ocorrem nas terças-feiras ou quartas-feiras (das 14h às 15h30min).

A Crisma, por sua vez, tem turmas nas quartas-feiras (das 18h30min às 20h), quintas-feiras (das 14h às 15h30min) e nos sábados pela manhã (das 8h30min às 10h).

Na Capela Beata Regina Protmann do Bairro Vila Nova, os encontros ocorrem somente aos sábados pela manhã (das 8h30min às 10h).

Já a catequese de adultos ocorre sempre na igreja Matriz, com 18 encontros, nas quartas-feiras (das 20h às 22h).

Os 5 Mandamentos da Igreja
A importância dos sacramentos
Capacidade das crianças de buscar conhecer a Deus
É melhor educar a criança em alguma religião