Casamento aliança com cristo crucificado

Casamento aliança com Cristo Crucificado

segunda-feira, 25 de outubro de 2010 , Posted by Pe. Mateus Maria

O povo de Siroki-Brijeg (aldeia próxima a Medjugorje), tem uma maravilhosa distinção: ninguém recorda que tenha existido um só divórcio entre seus 13 mil habitantes … …tampouco um só caso de família que tenha deixado a fé católica!

O segredo de Herzegovina é simples: os habitantes croatas tem mantido sua fé católica, suportando por ela a perseguição por séculos sob os turcos e, depois, pelos comunistas. Sua fé está fortemente arraigada no conhecimento do poder salvador da Cruz de Jesus Cristo.

Esse povo possui uma grande Sabedoria, que vem sabendo aplicar ao Matrimônio e à Família. Eles têm ciência de que o Matrimônio está indissoluvelmente ligado à Cruz de Cristo…

O sacerdote lhes diz: “encontraste tua cruz. É uma cruz para amá-la, para levá-la contigo, uma cruz que não se tira, mas que se ‘atesoura’, enterra-se à tua alma”. Quando um casal se prepara para contrair Matrimônio, não lhes dizem que encontraram a “pessoa perfeita”. Não!

Na Hercergovina, a Cruz representa o Amor Maior e o Crucifixo é o tesouro da casa. Quando os noivos vão à Igreja, levam o Crucifixo com eles. O sacerdote benze o Crucifixo.

Quando chega o momento de afirmar seus votos, a noiva põe sua mão direita sobre o crucifixo e o noivo põe sua mão sobre a dela,de maneira que as duas mãos estão unidas à cruz. O sacerdote cobre as mãos deles com sua estola, enquanto proclamam suas promessas segundo o rito da Igreja: de serem fiéis um ao outro, nas alegrias e nas penas, na saúde e na enfermidade, até a morte.

Depois, os noivos não se beijam os lábios, mas ambos beijam a cruz. Os que contemplam o rito podem compreender que: se um dos dois abandona o outro, abandona ao Cristo na Cruz. Após a cerimônia, os recém-casados levam o crucifixo ao seu lar e o põe em um lugar de honra. Será para sempre o ponto de referência e o lugar de oração familiar.

Em tempo de dificuldade, não vão ao advogado, nem ao psiquiatra, mas vão juntos diante da cruz em busca da ajuda de Jesus. Chorarão e abrirão seus corações, pedindo perdão ao Senhor e mutuamente. E irão dormir em paz porque no seu coração receberam o consolo e o perdão do Único que tem o poder para salvar.

Eles ensinarão seus filhos a beijar a cruz cada dia e a não irem dormir como os pagãos sem dar graças primeiro a Jesus. Sabem que Jesus os tem em Seus braços e não há nada a temer. E eles serão Felizes Para sempre!

No dia 16 de Outubro, tive a graça de presidir e ser testemunha de um matrimônio, de um casal muito especial que preparei com quase seis meses de cursos de noivos, e quando lhes contei a história acima da tradição Bosníaca, eles amaram, e disseram: “Queremos também assim o nosso Matrimônio!”.
Foi muito lindo ter visto a Joana entrar com o Crucifixo nas mãos, e o Fabio, junto com ela jurarem a fidelidade, o amor, um ao outro, prometendo amar com o amor sobrenatural as cruzes, e o outro, imitando a Cristo que amou sem limites.

Cara Joana e Fabio, vos desejo muita felicidade e paz, e aproveitem bastante a lua de mel…risos… vos quero bem!!

Pe. Mateus Maria

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda