Advertência sobre Celebração do Matrimônio no estilo do filme Shrek

Como bispos, recebemos de muitos a manifestação, especialmente por e-mails, de sua perplexidade, desaprovação e preocupação com o que aconteceu na Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi, no sábado passado, 12 de março de 2011, pela celebração dum casamento realizado em linguagem e estilo tirado do filme de desenho animado Shrek e Fiona.

No casamento realizado na Igreja, os noivos e os participantes estavam fantasiados no estilo daquele filme.

Para a celebração do sacramento do matrimônio, nós católicos temos ritos e linguagem adequados.

Ritos litúrgicos, catequéticos e adequados às culturas e situações e fundamentados na fé e não inspirados na imaginação e na fantasia.

O estilo usado e as fantasias não corresponderam à nossa realidade, nem a santidade e seriedade desta celebração.

Por isso, nós também desaprovamos, lastimamos o que aconteceu e compreendemos o mal estar e preocupações causadas.

Como muitos e-mails chegaram a nós via site da Mitra Diocesana, achamos oportuno responder também pelo mesmo canal de informação.

Depois de ter um encontro pessoal com o pároco, procuramos advertir, orientar e corrigir os responsáveis.

Que este acontecimento, como outros, que manifestam nossa fragilidade, nos relembrem que somos peregrinos, povo santo e pecador e sempre necessitados de conversão.

Para isso contemos sempre com o diálogo, a oração e a correção fraterna.

Caxias do Sul, 17 de março de 2011.

+ Paulo Moretto, Bispo Diocesano
+ Alessandro Ruffinoni, Bispo Coadjutor