Nota sobre casamento comunitário

r22/08/2009

NOTA PASTORAL A RESPEITO DO “CASAMENTO COMUNITÁRIO” NA RUA DA CIDADANIA, EM FREDERICO WESTPHALEN 

Nota Pastoral

Por ocasião do “Casamento Comunitário”, que será realizado na “Rua da Cidadania”, em Frederico Westphalen.

Tendo em vista a iniciativa das autoridades públicas do Município de Frederico Westphalen, durante a chamada “Rua da Cidadania” que acontecerá no próximo sábado, dia 22 de agosto de 2009, incluindo nesta iniciativa, um “Casamento Comunitário”, a autoridade diocesana vem a público esclarecer o que se segue:

1. O matrimônio cristão é o pacto pelo qual o homem e a mulher:

“§ 1.  …constituem entre si o consórcio de toda a vida, por sua índole natural ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, entre batizados, foi por Cristo Senhor elevado à dignidade de sacramento.

§ 2. Portanto, entre batizados, não pode haver contrato matrimonial válido que não seja por isso mesmo, sacramento” (Código de Direito Canônico, Cânon 1055).

2. Os casais católicos que participarem deste evento civil, que não tenham ainda celebrado o Casamento Religioso, e estão dentro das condições exigidas pela Igreja para a Celebração do Sacramento do Matrimônio, são convidados, o mais brevemente possível, a regularizarem sua situação perante a Igreja. Basta que se dirijam à Paróquia da Catedral de Santo Antonio e lhes será explicado e facilitado o que fazer.

3. Os casais católicos que não podem celebrar o Sacramento do Matrimônio, por estarem vinculados a uma anterior união, terão por parte da Igreja, toda atenção e cuidados pastorais, ainda que não possam participar plenamente da vida da própria Igreja (Comunhão Sacramental, Sacramento da Penitência, etc.).

Frederico Westphalen, 22 de agosto de 2009.

                                                 + Antonio Carlos Rossi Keller

                                                Bispo de Frederico Westphalen

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda