Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine

MANE NOBISCUM DOMINE“Fica conosco Senhor”

ANO DA EUCARISTIA

Há poucos meses, o Santo Padre, o Papa João Paulo II, lançou a Carta Apostólica “Mane nobiscum Domine”“Fica conosco Senhor” – para o ANO DA EUCARISTIA, que teve início no dia 17 de outubro de 2004.

Ele inicia a Carta, escrevendo tão belamente: “’Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo’” (cf. Lc 24, 29).

Foi este o insistente convite, que os dois discípulos, de Emaús, na tarde do dia da Ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado a caminho. (…) A ‘fração do pão’ – tal era ao início a designação da Eucaristia – sempre esteve no centro da vida da Igreja. Por ela Cristo torna presente, no curso do tempo, o seu mistério de morte e ressurreição. Nela, CRISTO EM PESSOA é recebido como ‘o pão vivo que desceu do céu’ (Jo 6, 51) e, com ele, é-nos dado o penhor da vida eterna, em virtude do qual se saboreia antecipadamente o banquete eterno da Jerusalém celeste” (1 e 3).

Como membros da Igreja Católica, queremos viver intensamente este ANO DA EUCARISTIA, acolhendo assim a proposta do Santo Padre “com pronta docilidade e vivo amor” (5).

Com toda a Igreja, somos chamados a contemplar, louvar e adorar, de modo muito especial, o Santíssimo Sacramento: “O ANO DA EUCARISTIA seja para todos ocasião preciosa para uma renovada consciência do tesouro incomparável, que Cristo entregou à sua Igreja. Seja estímulo para a sua celebração mais viva e sentida, da qual brote uma existência cristã, transformada pelo amor” (29).

E o Papa João Paulo II conclui esta Carta Apostólica assim: “Neste ano de graça, a Igreja, sustentada por Maria, encontre novo impulso para a sua missão e reconheça, cada vez mais, na Eucaristia a fonte e o apogeu de toda a sua vida. A todos chegue, portadora de graça e de alegria, a minha Bênção” (31).

Antes de fazer a entrega total de sua vida, Cristo instituiu o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nele temos Jesus vivo, o alimento que fortalece a vida divina em nós. Ao comungarmos o Corpo, Sangue, Alma e Divindade, recebemos a Pessoa de Jesus, sua VIDA em nossa vida! Neste ANO DA EUCARISTIA, recebamos muitas vezes, em nosso coração, Jesus: Caminho, Verdade e Vida!