Sementes missionárias – A escola com Jesus

PONTIFICIUM OPUS A SANCTA INFANTIA

Sementes Missionárias

A ESCOLA COM JESUS

O programa de formação das crianças da Infância Missionária é conhecido como “Escola com Jesus” e integra o catecismo num processo formativo. Cada tema é desenvolvido em quatro etapas ou áreas: catequese missionária, espiritualidade missionária, serviço missionário e comunhão missionária. Uma vez que se conclui o ciclo, propõe-se um novo tema e começa-se novamente um processo análogo.

Cada uma das etapas corresponde a um encontro de grupo. Geralmente, estes encontros realizam-se uma vez por semana, mas continuam durante a mesma, a nível de vivência pessoal. Cada um dos encontros tem a sua própria dinâmica e metodologia, relativa aos passos que se estão dando. 

ENCONTROS DE CATEQUESE MISSIONÁRIA

         Este é o primeiro encontro, ou seja, aquele que corresponde à primeira semana. O objetivo da catequese missionária consiste em fazer com que as crianças conheçam Jesus e compreendam a sua missão universal n’Ele. O conteúdo utilizado nos encontros de catequese missionária inclui os aspectos elementares da missão de Jesus, a missão da Igreja e dos cristãos no mundo.

         Escuta-se a palavra de Deus, seguindo um estudo sistemático da doutrina contida nela. Neste encontro, as crianças escrevem, desenham, tiram conclusões, memorizam as mensagens principais. Trata-se de um encontro orientado para a reflexão, o estudo e a compreensão daquilo que Deus nos comunica para a nossa missão.

          Nas diversas etapas, as crianças recebem uma catequese progressiva e sistemática. Os temas da catequese missionária não se repetem nas catequeses sucessivas, nem nos encontros de espiritualidade, nem nos encontros de serviço missionário. Nestes documentos, os conteúdos recebidos durante a catequese são assimilados, aprofundados e compartilhados (projetados).

Sugestões metodológicas:

Cada encontro possui um caráter específico e, a cada quatro encontros, começa uma nova unidade do grupo, em conformidade com o plano de formação e também tendo em conta os tempos litúrgicos, os eventos paroquiais, etc.

Nestes encontros incluem-se os seguintes elementos:

  • Testemunho pessoal: convidam-se as crianças a descrever o modo como assumiram os seus compromissos missionários durante a semana que acaba de passar. 
  • Proclamação e estudo da Palavra de Deus: utilizam-se para ajudar a compreender a Palavra de Deus, representações, símbolos, gestos. 
  • Compromisso missionário: no encerramento de cada encontro as crianças comprometem-se em realizar durante essa semana certas atividades, através das quais compartilham com a comunidade mais ampla a Palavra de Deus que elas mesmas receberam.

ENCONTROS DE ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

           Refere-se ao segundo encontro, ou seja, à segunda semana. Trata-se da celebração e da experiência daquilo que se aprendeu no primeiro encontro (catequese missionária). O objetivo consiste em interiorizar a mensagem aprendida para vivê-la, celebrá-la e assimilá-la.

          O conteúdo de cada encontro de espiritualidade depende do tema que se abordou na catequese missionária. Sem chegar a repetir o tema do encontro precedente, completa-se o mesmo, dando-lhe uma aplicação a nível da vida pessoal e comunitária: aprofundando aquilo que se aprendeu, a fim de que entre no coração e na vida. Neste encontro, as crianças refletem em conjunto sobre o modo de viver os ensinamentos de Jesus na vida quotidiana. Assim, individual e comunitariamente, elas aprofundam a sua própria experiência com Jesus.

 Estes encontros incluem: virtudes cristãs e valores; figuras missionárias, cujas vidas constituem exemplos de uma resposta fiel a Jesus (santos, mártires, fundadores de Ordens missionárias ou Movimentos, etc.); os Sacramentos, caminhos e instrumentos para viver a espiritualidade missionária; etc.

         Sugestões metodológicas:

  • Para este encontro, orna-se a casa apropriadamente, conforme o tema. Por exemplo: velas, Bíblias, almofadas, imagens, música… de tal modo que, ao entrarem, as crianças sintam imediatamente que este encontro semanal é diferente. Corresponde mais ao coração que à mente!
  • Em conformidade com o tema e as circunstâncias, escolhe-se uma dinâmica como atividade central do encontro: “laboratório” de oração, retiro, celebração da Palavra, desenhos bíblicos, celebração da Eucaristia, dinâmicas de sensibilização espiritual, etc. O mais importante é ajudar, tanto na experiência da presença do amor de Deus, como na oração e na celebração da sua Palavra, de maneira a poder adotá-la progressivamente na vida pessoal e comunitária.

ENCONTROS DE SERVIÇO MISSIONÁRIO

           Refere-se ao terceiro encontro, isto é, à terceira semana. Aqui, ajudam-se as crianças a passar do “ser” ao “fazer” discípulos para Jesus, ensinando às outras o que elas aprenderam d’Ele. As crianças reconhecem na ação missionária a missão evangelizadora que receberam desde o batismo e que elas cumprem através dos seus serviços ao próximo, em particular às outras crianças do mundo. Elas fazem amigos para Jesus e, em seu nome, compartilham com as outras crianças o seu pão, especialmente o pão da fé, para ajudá-las nas suas necessidades.

          Elas também aprendem a ajudar as outras crianças e os seus próprios familiares e amigos a fazer amigos para Jesus. Assim, são Animadores Missionários na sua própria comunidade.

           Embora as crianças façam uma revisão semanal dos seus compromissos missionários através de todos os encontros e das atividades da Infância Missionária, nestes encontros de serviço missionário a universalidade da tarefa missionária é evidenciada e exercida de maneira mais específica. Além disso, realizam tarefas particulares, como ser missionários nas suas próprias famílias, na escola e no contato com os mais necessitados da região.

           O conteúdo central destes encontros é determinado pelos conteúdos dos dois encontros precedentes. Neste encontro, as crianças refletem sobre a “atuação” em benefício dos seus irmãos e irmãs, que poderão ter a experiência do amor de Jesus através dos seus serviços missionários. Desta forma, os encontros de serviço missionário têm a finalidade de motivar e ajudar as crianças a começar a exercer a sua tarefa missionária local e universal.

 Este encontro prepara a ação específica através da qual tanto as crianças como os coordenadores/animadores comunicam a mensagem vivida e aprendida durante os encontros precedentes (catequese e espiritualidade missionárias).

           Sugestões metodológicas

  • Não obstante nestes encontros se possa dedicar um espaço à formação metodológica, a maior parte do tempo e das energias deve ser utilizada para preparar e realizar serviços missionários específicos. 
  • As diversas atividades incluem: o anúncio do Evangelho aos outros; a formação missionária das outras crianças; os serviços aos outros grupos; os serviços missionários na própria família; os serviços missionários na própria escola; as atividades para incentivar a oração e as ofertas em favor das missões do mundo inteiro; a preparação das Celebrações Litúrgicas para as quais se convidam os familiares, amigos, a comunidade, etc.; a comunicação e apoio aos missionários que se encontram em outros países o em outros continentes; as atividades em benefício das crianças necessitadas; o intercâmbio de experiências com o pároco e com outros colaboradores na paróquia; a preparação do material para a animação missionária; as visitas aos enfermos, aos idosos, aos órfãos, etc.

ENCONTROS DE COMUNHÃO MISSIONÁRIA

           Refere-se ao quarto encontro, ou seja, à quarta semana. Estes encontros são orientados para rever e fortalecer a experiência de comunhão missionária entre as crianças e entre elas e os outros, a fim de criar comunidades eclesiais vivas, dinâmicas e missionárias.

           Trata-se de revigorar os laços de amizade entre os membros do grupo, para criar vínculos de amizade, fraternidade e entreajuda. É também o encontro em que se faz a avaliação, à luz do Evangelho, do desenvolvimento do espírito missionário do grupo.

            O tema do encontro é a vida missionária e o serviço do mesmo grupo. Portanto, não é necessariamente a continuação do tema dos três encontros precedentes (catequese missionária, espiritualidade missionária e serviço missionário).

Sugestões metodológicas

  • Este encontro permite que as crianças desfrutem do que querem viver e compartilhar, tudo o que as ajuda a crescer na comunhão, a progredir e a realizar melhor o seu serviço. Neste sentido, é um tempo de recreação comunitária.
  • Recomenda-se que esta quarta etapa inclua, algumas vezes, encontros com as famílias das crianças, com outros grupos de crianças, com o pároco e com a sua equipe, com os seus mestres e companheiros, etc. 
  • Entre as atividades recomendadas incluem-se: festas, passeios, reuniões, jogos e recreações, competições, celebrações de aniversários, etc.

   Depois de ter dado estes quatro passos (catequese missionária, espiritualidade missionária, serviço missionário e comunhão missionária) na “Escola com Jesus”, o grupo começa de novo o mesmo ciclo com um renovado texto do Evangelho, um novo tema, etc.

Bibliografia recomendada: Escuela para Animadores Misioneros (Materiales de Apoyo para la ESAM I), Secretariado Geral da Infância Missionária

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda