Mandamentos: como Deus inventou o Powerpoint

Mandamentos: como Deus inventou o Powerpoint

Por O Catequista em 03/01/2012   http://ocatequista.com.br/?p=3411

Obedece, Povo Católicooooo!!!

Todo mundo tem mania de TOP10: os 10 Mais Ricos, as 10 Melhores Músicas, as 10 Mais Bonitas… até Deus tem o seu: as 10 Palavras, ou o Decálogo, ou ainda pelo seu nome mais conhecido: os 10 Mandamentos!

A Tia Maricota, lá da primeira comunhão, te ensinou que eram 10 regrinhas que você tinha que seguir, senão Papai do Céu ia ficar chateado com você… aí você cresceu, esqueceu tudo e ninguém te explicou que os Dez Mandamentos são muito mais do que meras regrinhas. Então hoje vamos tratar do assunto e, depois deste post, você nunca mais vai esquecer as Leis de Deus!

Vamos começar do início… vocês se lembram que naquela época o povo hebreu era quase bárbaro (é… tinha que melhorar um pouco pra ser bárbaro) e que, por conta disso, o relacionamento de Deus com o povo era muito mais duro. Se você não lembra, já fizemos um post sobre as mudanças do comportamento de Deus ao longo da nossa história (clique aqui pra ver). Pra dar uma amansada na galera, Deus impôs regras de comportamento através das profecias de Moisés. Algumas versavam claramente sobre a higiene, outras sobre os costumes, outras ainda sobre a forma como deveriam adorá-Lo. Mas todas tinham algo em comum: o povo não entendia direito, teimava e tomava castigo.

É mesmo difícil absorver tantas novidades ao mesmo tempo. De uma hora pra outra, por exemplo, lavar as mãos passou a ser algo obrigatório; não era mais permitido funfar com a própria irmã; e as mulheres começaram a ser mais importantes que as vacas – coisa que não eram antes. Nem de longe…

E Deus, que sabia muito bem o bafafá que as novas leis iriam gerar, fez o quê? O que você faz quando sabe que nem vão querer escutar você? Vai aos poucos, começa devagar… resume, não é? Muitos já passaram pela seguinte situação: você chega para o seu chefe ou professor, com um texto em Word enorme e pede pra ele ler. Ele vira pra você e fala: “Cara. Não dá pra resumir isso em tópicos no Powerpoint?”. Pronto. Você acabou de entender o que Moisés foi fazer no monte Sinai!

É isso mesmo. Deus inventou o Powerpoint… Moisés literalmente recebeu a síntese do que era mais importante para a conduta do povo hebreu, só que estruturado em 10 tópicos devidamente agrupados em dois slides (tábuas): uma contendo as leis relativas a Deus e outra com as leis relativas aos homens! Assim, o choque de ordem começava com regras mais simples e diretas, portanto mais fáceis de serem entendidas (não exatamente de serem cumpridas).

Opa! Então foi por isso que Cristo disse que só existem dois mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”! Viu? E tem gente que diz que Cristo revogou os mandamentos de Deus. Besteira pura.

Agora que já entendemos a coisa no geral, vamos ver como se organizam os mandamentos. Os 3 primeiros falam diretamente de Deus e nossa relação com Ele através da Igreja. Os restantes falam do homem: três sobre a própria pessoa (família e integridade física) e quatro sobre a sociedade (integridade moral).

Mas vamos deixar de enrolação e ir aos finalmentes. Toma aí o TOP10 das Leis de Deus!

Pronto!!! Agora você não esquece mais!

É impressionante como algo escrito há quase 3500 anos consegue ser absolutamente atual! E ainda tem gente que duvida que estes mandamentos vieram de Deus!

Mas enfim, se você é católico de verdade e ama a Cristo, nada disso deveria ser estranho (precisa ver como os alunos de crisma pulam no teto quando falo sobre o assunto). Teoricamente, você já deveria fazer tudo (ou deveria estar tentando com muita convicção). Então, se você ainda não faz (e não está tentando). coloque suas barbas de molho e tome tenência!

Em um futuro próximo vamos destrinchar cada mandamento. Vale muito a pena. Tenho certeza de que você vai se surpreender!

Abraços!

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda