Jesus é o novo templo

JESUS É O NOVO TEMPLO

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho, Professor no Seminário de Mariana de 1964 a 2008.

No episódio da expulsão dos vendilhões do templo de Jerusalém (Jo 2, 13-25), ao se referir à sua ressurreição, Jesus deixou claro que Ele era o templo novo e definitivo. Do templo de pedra se passou à noção do templo espiritual. Depois de sua vitória sobre a morte, ressuscitando imortal e impassível, esse corpo, sinal da presença divina neste mundo, conhecendo um novo estado transfigurado, permitirá sua presença em todos os lugares e em todos os séculos através da Eucaristia.

Do antigo templo de Jerusalém nada restará e a destruição da Cidade de Davi no ano de 70 será o sinal de que a casa projetada por Davi e edificada por Salomão tinha cumprido sua missão profética. São Paulo captou esta mensagem de maneira maravilhosa e nas suas Cartas demonstrou que o cristão é ele próprio templo de Deus por ser membro do Corpo de Cristo.

Assim argüirá aos Coríntios: “Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?” (1Cor 6, 15) e explicará aos Efésios que os batizados são “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus” (Ef 2, 20-22). Se Jesus exigiu respeito ao templo edificado pelos homens, muito mais ele requer acatamento para com a casa espiritual que é o seu seguidor: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá.

Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós” (1Cor 3, 17). Indaga então: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1Cor 6, 19). O templo de Jerusalém era uma prefiguração, indicativa, mas sombra, da realidade que se daria para os cristãos.

Cumpre, portanto, a cada batizado embelezar esta casa de Deus com a prática das virtudes. Aí está o alicerce para um namoro cristão, a base do respeito ao próprio corpo, o fundamento da fuga da bebida, das drogas e de qualquer imoralidade. Para tanto é preciso muita oração, a mortificação, a fuga das ocasiões de pecado e tudo fazer com amor a Deus e ao próximo. É deste modo que o cristão se torna uma testemunha viva de Cristo ressuscitado, fortificando-se a cada hora com a Palavra de Deus.

A luta é grande, mas nunca se deve esquecer o que disse Jesus a São Paulo: “Minha graça te basta” (2Cor 12, 9). Eis por que o Apóstolo podia afirmar: “Pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil” (1Cor 15, 10). Portanto, embora o fato de Deus habitar no interior de cada um seja um privilégio, com os auxílios divinos é possível viver em função desta dignidade.

Uma existência passada na presença da Santíssima Trindade numa tríplice dimensão: primeira, amor a Deus sobre todas as coisas (Dt 6, 5); segunda, “quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos” (Ef 5, 3); terceira, “a ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei” (Rm 13, 8). Nem se pode olvidar o que está no livro dos Provérbios: “A Sabedoria edificou sua casa, talhou sete colunas” (Pr 9, 1), ou seja, os sete dons do Espírito Santo que devem ser pedidos e intensamente vividos.

Quem deseja ser um templo vivo de Deus necessita muita fortaleza; respeito ao Ser Supremo; inteligência, penetrando os mistérios celestes; piedade; sabedoria, isto é, ter sabor das coisas do céu e não da terra; ciência, tudo transformando em louvores a Deus; conselho, invocando continuamente as luzes do alto para que tudo seja feito para glória da Trindade e bem das almas. Eis aí o roteiro da felicidade, e a garantia de se entrar, um dia, no Templo celeste tal como São João o vislumbrou no Apocalipse (Ap 21, 22).

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