Solenidade de PENTECOSTES – Aniversário da Igreja Católica

Inicia: 8 de junho de 2019 em 17:00
Termina: 9 de junho de 2019 em 19:00

O Espírito Santo de Deus continua a agir na Igreja Católica de hoje, passados 1986 anos desde o seu início: ensina-nos e motiva-nos a rezar através de uma liturgia renovada e de uma espiritualidade mais bíblica; ajuda-nos a aprofundar o conhecimento teológico da História da Salvação; gera novos movimentos e carismas que se vão adaptando à história e a querem transformar; concede-nos admiráveis exemplos de amor e de sacrifício, até ao martírio; faz surgir novas iniciativas a favor da unidade na vida da Igreja e na sua relação com as outras confissões cristãs.
Se Jesus Cristo nos transmitiu uma missão (“como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”), também nos deu a Sua ajuda: o Espírito Santo. É o Espírito que nos conduz à verdade plena, à unidade, ao amor concreto e também, como encontramos no Evangelho de hoje, ao perdão e à reconciliação de Deus.
Cada um de nós deve sentir-se “habitado” por este Espírito que nos vai convidando, mesmo contra as tendências deste mundo, a viver segundo a vontade de Cristo e nos dá forças para colaborarmos na construção de um mundo melhor. Pelo Sacramento “do dom do Espírito”, a Confirmação, sintamo-nos movidos por Ele, que é fogo, luz, água.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.