ONDA

Inicia: 9 de março de 2019 em 15:00
Termina: 9 de março de 2019 em 16:30

Os meninos e meninas dos 10 aos 13 anos de idade.

Reuniões no primeiro, segundo, terceiro e quarto (e/ou quinto) sábado do mês.

Regulamento Paroquial do ONDA

O Movimento Onda – Objetivo Novo de Apostolado – é um curso-retiro próprio e específico para jovens adolescentes de 10 a 13 anos que, preferencialmente, já tenham feito a Primeira Eucaristia, ou que iniciaram a catequese. Tem como objetivo congregar em torno da Igreja Católica os meninos e meninas na transição para a adolescência, dando-lhes condições de superar os seus possíveis problemas de instabilidade emocional e psíquica, através da vivência em comunidade.

O curso busca mostrar ao jovem que ele é capaz de viver o seu momento sem dispersão e sem afastamento de Deus, justamente numa época de grandes buscas e apreensões com respeito a tudo o que o envolve, muito mais do que quanto às coisas de Deus que deveria ser a própria razão de sua existência. No âmbito cristão, o curso procura informar e formar o jovem para a vivência do seu cristianismo, chamando-lhe a atenção para os fundamentos e a verdadeira mensagem de Jesus Cristo.

Após a doutrina recebida no curso, acontecem os encontros semanais na Paróquia (cf. manuais preparados pelo ONDA Diocesano), onde através de momentos de espiritualidade, oração, reflexão, descontração, testemunhos, palestras – preferencialmente dadas pelos próprios jovens – proporcionando uma convivência fraterna, o ONDA procura desenvolver no jovem a valorização do amor, da amizade, da fé e da família. Com a perseverança nos encontros este jovem pode tornar-se um anunciador e um líder na comunidade.

Também tem atividades de engajamento social e as Missas animadas pelos jovens. Todas estas atividades visam uma melhor e mais ativa participação dentro da comunidade paroquial, com os demais jovens, formando um grande grupo. A participação é feita através da indicação pelos Ondinhas aos Tios, os quais fazem os convites aos candidatos.

As crianças, tendo cumprido os 13 anos, devem avançar para uma etapa diferente. Em nosso caso, o Curso de Liderança Juvenil (CLJ). Aos 13 anos começa a “despedida”. Isso porque não se pode querer que os grupos se “engessem” a tal ponto de que haja ou um amadurecimento prematuro ou uma infantilização permanente. Na transição dos 13 para os 14 anos, o jovem deverá continuar sua perseverança no CLJ (1º, 2º e 3º Cursos).

Alguns jovens, livremente escolhidos pelo Pároco e pelos casais de Tios, perseverarão no ONDA (Objetivo Novo de Apostolado), e terão a possibilidade de vivenciarem a segunda etapa, o REMO (Retiro Espiritual Mariano para Ondinhas) e, caso perseverarem no REMO, terão a oportunidade de vivenciarem o REDE (Retiro Espiritual Doutrinário Eucarístico).

Nos momentos de recreação, como o Acampamento Juvenil anual, poderão ser convidados e participar além dos pré-Ondinhas, os Ondinhas, os Remadores e os Pescadores, bem como todas as crianças e jovens que estiverem ligadas a algum grupo, movimento ou pastoral paroquial (por ex.: Coroinhas, Catequese, Girassol, CLJ, etc).

Os casais de Tios permanecerão até três anos, no máximo, com o grupo. Após, outros casais assumirão por mais três anos.

Uma mudança salutar sempre provoca uma conversão necessária, bem como um amadurecimento na Fé.

Novo Hamburgo, 01 de outubro de 2018, na memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e do ONDA.

Pe. Inácio José Schuster, Pároco