Catequese Adultos

Inicia: 18 de março de 2019 em 20:00
Termina: 18 de março de 2019 em 22:00

Os adultos que ainda não receberam os Santos Sacramentos (Batismo, Penitência, Eucaristia, Crisma e Matrimônio), participam da catequese de preparação para os mesmos, com os catequistas Carlos Henrique e Lizianir, todas as segundas-feiras, sempre às 20h.

São dezoito (18) encontros com a duração de duas (2) horas cada encontro.

PARA RECEBER OS SACRAMENTOS na Igreja Católica é necessário levar em conta:

1º) USO DA RAZÃO (A PARTIR DOS 7 ANOS DE IDADE) – CAPACIDADE DE COMPREENSÃO E PLENA POSSE DAS FACULDADES MENTAIS / QUERER

2º) DEVIDA PREPARAÇÃO – CATEQUESE DOUTRINAL E MORAL; APRENDIZADO CONDIZENTE / SER

3º) SEM IMPEDIMENTOS, PROIBIÇÕES OU CENSURAS / PODER

Os catequizandos adultos vêm de realidades distintas. Para os que estão solteiros, livres, sem vínculos passados, presentes e/ou futuros e totalmente desimpedidos, nada obsta. Para os que já estão vivendo juntos uma vida de “casados”, existe impedimento: significa que, para receber qualquer um dos Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia, Crisma e inclusive a Confissão), deverão primeiro saber que o Sacramento do Matrimônio seja também regularizado em tempo oportuno, de preferência no mesmo dia que os outros Sacramentos faltantes. Receberão os Sacramentos que faltam na semana (no máximo, um ou dois dias antes) que irão casar no religioso.

Não se podem pular etapas, e isso significa impedimento e/ou proibição: 1ª Batismo, 2ª Penitência ou Confissão (para os que recebem a Eucaristia, Crisma e Matrimônio), 3ª Eucaristia ou Comunhão, 4ª Crisma ou Confirmação, 5ª Matrimônio ou Casamento, etc.

Na medida em que isto aconteceu, a Igreja não quer dificultar a vivência e prática de todos os Sacramentos em questão. Se o mesmo casamento religioso não estiver próximo, receberão uma carta atestado de participação/conclusão da catequese, com a observação de que receberão o(s) Sacramento(s) que falta(m) quando resolverem a situação matrimonial pendente, apresentando o certificado em questão.

Isso vale para aqueles que já estiveram casados no civil, separados, e ainda não fizeram o divórcio. Primeiro deverão resolver a situação pendente no foro civil, para que ao final da catequese nada impeça de receberem os Sacramentos todos, inclusive poderem casar além do religioso, também no civil.

Para aqueles que estão em segunda união, e vem de um casamento anterior na Igreja, poderão participar da catequese, mas não poderão receber nenhum Sacramento, até que seja encaminhado o pedido de nulidade matrimonial no Tribunal Eclesiástico, e concluído o mesmo positivamente.