Inscrições Catequese Adultos

Inicia: 1 de fevereiro de 2019 em 8:00
Termina: 4 de março de 2019 em 18:00

Os adultos que ainda não receberam os Sacramentos, podem inscrever-se até o dia 04 de março.

Trazer documento de identidade e taxa de inscrição para o material a ser utilizado.

São 18 encontros de preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã, sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h.  

PARA RECEBER OS SACRAMENTOS na Igreja Católica é necessário levar em conta:

1º) USO DA RAZÃO (A PARTIR DOS 7 ANOS DE IDADE) – CAPACIDADE DE COMPREENSÃO E PLENA POSSE DAS FACULDADES MENTAIS / QUERER

2º) DEVIDA PREPARAÇÃO – CATEQUESE DOUTRINAL E MORAL; APRENDIZADO CONDIZENTE / SER

3º) SEM IMPEDIMENTOS, PROIBIÇÕES OU CENSURAS / PODER

Os catequizandos adultos vêm de diversas realidades distintas. Para os que estão solteiros, livres, sem vínculos passados, presentes e/ou futuros e totalmente desimpedidos, nada obsta. Para os que já estão vivendo juntos uma vida de “casados”, existe impedimento: significa que, para receber qualquer um dos Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia, Crisma e inclusive a Confissão), deverão primeiro saber que o Sacramento do Matrimônio seja também regularizado em tempo oportuno, de preferência no mesmo dia que os outros Sacramentos faltantes. Receberão os Sacramentos que faltam na semana (no máximo, um ou dois dias antes) que irão casar no religioso.

Não se podem pular etapas, e isso significa impedimento e/ou proibição: 1ª Batismo, 2ª Penitência ou Confissão (para os que recebem a Eucaristia, Crisma e Matrimônio), 3ª Eucaristia ou Comunhão, 4ª Crisma ou Confirmação, 5ª Matrimônio ou Casamento, etc. Na medida em que isto aconteceu, a Igreja não quer dificultar a vivência e prática de todos os Sacramentos em questão. Se o mesmo casamento religioso não estiver próximo, receberão uma carta atestado de participação/conclusão da catequese, com a observação de que receberão o(s) Sacramento(s) que falta(m) quando resolverem a situação matrimonial pendente, apresentando o certificado em questão.

Isso vale para aqueles que já estiveram casados no civil, separados, e ainda não fizeram o divórcio. Primeiro deverão resolver a situação pendente no foro civil, para que ao final da catequese nada impeça de receberem os Sacramentos todos, inclusive poderem casar além do religioso, também no civil.

Para aqueles que estão em segunda união, e vem de um casamento anterior na Igreja, poderão participar da catequese, mas não poderão receber nenhum Sacramento, até que seja encaminhado o pedido de nulidade matrimonial no Tribunal Eclesiástico, e concluído o mesmo positivamente.

Cânon 843 § 1. Os ministros sagrados não podem negar os Sacramentos àqueles que os pedirem oportunamente, que estiverem devidamente dispostos e que pelo direito não forem proibidos de recebê-los.
§ 2. Os pastores de almas e os outros fiéis, cada um conforme o seu próprio múnus eclesiástico tem o dever de cuidar que todos os que pedem os Sacramentos estejam preparados para recebê-los, mediante devida evangelização e instrução catequética, segundo as normas dadas pela autoridade competente.

Critérios para a celebração válida dos Sacramentos da Igreja:
-a oportunidade, -a devida disposição e -a ausência de impedimentos.

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda