CLJ – Curso de Liderança Juvenil

14h – reunião de Pós

15h30min – início da reunião para todos Pré e Pós

16h45min – término da reunião

Para a(o)s jovens da Paróquia de 13 a 18 anos de idade. É na Paróquia que o CLJ se desenvolve e realiza sua meta primária. O jovem do CLJ deve sentir-se em casa em sua comunidade. Todos os cristãos são Filhos de Deus pela graça do Batismo, assim, todos os cristãos devem sentir-se em casa na Igreja, pois é a casa de seu Pai, e se temos um mesmo Pai, somos irmãos em Cristo. A Igreja é a nossa casa, por isso, devemos cuidá-la, ajudá-la em suas necessidades, etc. A Paróquia é o lugar da comunhão dos cristãos, que se reúnem em torno da Eucaristia e da Palavra de Deus. Ao jovem, como leigo e membro ativo do Povo de Deus, cabe a principal tarefa de ser “apóstolo entre os jovens”. A melhor maneira de ser apóstolo é dando um testemunho de vida coerente, isto é, viver de acordo com a fé. “Quem não vive como pensa, acaba pensando como vive!”. A tarefa de conduzir os jovens até a paróquia é específica do jovem apóstolo que já está engajado no CLJ. Os métodos são os mais variados: inscrever novos candidatos no Pré, trazê-los à catequese do Crisma, promovendo EPJ’s (Encontros Paroquial de Jovens) nas Paróquias ou escolas e, até mesmo, colaborando com as coordenações de Ensino Religioso nas escolas da comunidade. Os leigos têm a tarefa de anunciar o Cristo em suas mais diversas atividades. Entre esses meios situam-se, em cada grupo, os “Encontros Semanais”. Momentos de encontro, vivência comunitária, conscientização, debates, estudos, planejamento para a vida e para a ação evangelizadora, que no caso do leigo está centrado no testemunho de vida no seu respectivo ambientes de convivência.