As mulheres continuam esperando pelo príncipe encantado

As mulheres continuam esperando pelo príncipe encantado

Ricardo Sá

 

“Você não vai encontrar o homem da sua vida no bar da esquina”

15 de Agosto é o Dia do Solteiro. Para comemorar esta data, o cancaonova.com conversou com o missionário Ricardo Sá. Pregador, ministro de música, escritor, cantor e apresentador dos programas ‘Trocando Ideias’ e ‘Academia do Som’ na TV Canção Nova, e ‘Pra Ver a Vida Acontecer’, na Rádio Canção Nova, o consagrado contou sobre o seu tempo de solteiro. Moderador do grupo ‘Namoro Cristão‘, na rede social ‘Gente de Fé‘, ele  também deixou algumas dicas para quem está vivendo essa fase e explicou como fazer parte do grupo ‘Namoro Cristão’, o qual já comemora o início do primeiro namoro com a ajuda desse espaço virtual.

Ricardo, você é casado há 18 anos e pai do Eduardo, que já é um adolescente. Como você viveu o seu tempo de solteiro?

Não fui muito namorador, mas namorei o tempo suficiente para viver todas as aventuras, os dissabores e as descobertas desse tempo. Nesse período em que eu pude namorar, aproveitei bastante. Não fui um mau garoto; sempre fui um bom menino, mas faltava Deus na minha vida.

Muitos solteiros se cobram e são sempre cobrados para que encontrem alguém e namorem. Isso acaba se tornando uma obrigação. Todo  o mundo tem que namorar?

A experiência do namoro é fantástica. E é importante dizer, principalmente às mulheres, que é preciso abrir-se para o namoro com o fim de namorar. Você não precisa, necessariamente, casar-se com quem você está namorando. Isso não quer dizer que você necessite ter muitos namorados, mas é preciso fazer a experiência do conhecimento.

As mulheres continuam esperando pelo príncipe encantado, sonhando que eles venham num cavalo branco, tomem-nas pela cintura e assim por diante. A pessoa ideal não existe; isso deve ser o resultado do conhecer-se. O namoro, por causa disso, é especial. As pessoas não devem ter medo de namorar, pois essa experiência deve ser, de fato, singular, por ser um tempo para o conhecimento mútuo.

Como conhecer o outro?

Dialogando. É por isso que criamos o ‘Namoro Cristão‘. Sabemos que o número de famílias desgastadas, justamente porque o casal não se conhece, é imenso. Hoje existe o grupo ‘Namoro Cristão’ – dentro da rede social ‘Gente de Fé‘ – para oferecer ao jovem a possibilidade de encontrar outros jovens cristãos. Mas eu tenho levado muitos ‘puxões de orelhas’ dos mais adultos; muita gente me escreve pedindo que eu não me dirija somente aos jovens, pois há pessoas de 40 anos que ainda não namoraram. Então, estamos  abrindo essa possibilidade para os jovens de todas as idades.

O ‘Namoro Cristão’ existe como uma inspiração. As pessoas passam a se encontrar, mas são orientadas para que não fiquem muito tempo no namoro virtual, porque, senão, isso gera uma experiência de solidão muito grande. Mesmo os que moram longe precisam encontrar-se para que possam se conhecer [pessoalmente]. Nós já temos o primeiro namoro dentro desse grupo [‘Namoro Cristão’].

Não fui um mau garoto; sempre fui um bom menino, mas faltava Deus na minha vida.

Cheguei aos 30 anos. Preciso me desesperar para encontrar alguém?

Claro que não! O que acontece é que existe um medo tremendo de pessoas que fizeram uma experiência difícil no passado; outras que tiveram um encontro com Deus e, por isso, querem ter um namoro que leve em conta a questão da amizade sem partir para uma experiência sexual. Mas elas são cobrados para fazer isso já. Todos nós temos visto que a vida sexual fora do período correto é desastrosa.

Graças a Deus, temos um número cada vez maior de jovens e adultos que está buscando esse espaço [‘Gente de Fé’] para um relacionamentoem Deus. Procurea pessoa que você delineia para a sua vida num ambiente correto, porque você não vai encontrar o homem da sua vida no bar da esquina.

E quais são os melhores lugares para encontrar a pessoa certa?

Os lugares que dizem respeito aos valores que você tem. Não é fácil; é um desafio imenso, mas você precisa procurar as pessoas com as quais deseja se relacionar nos lugares onde há os valores que você escolheu para a sua vida. Se você é uma pessoa cristã, vai precisar frequentar lugares cristãos. Por isso resolvemos dar uma força com o ‘Namoro Cristão’.

A partir do momento em que alguém consegue encontrar uma pessoa no grupo ‘Namoro Cristão’ e sente a necessidade de um acompanhamento para ter a certeza de que encontrou a pessoa certa, a quem ela deve recorrer?

Temos indicado aos jovens que querem uma ajuda vocacional sobre o seu estado de vida ou que estão vivendo um namoro, que encontrem alguém próximo; uma pessoa que, de fato, os conheçam e possa, concretamente, ajudá-los. Através de sites ou e-mails, essa ajuda é muito limitada.

É preciso que seja uma pessoa madura; um diretor espiritual, um sacerdote ou um grande amigo que tenha um pouco mais de experiência e não ‘passe a mão’ na cabeça deles, mas realmente os oriente.

O mundo trata a solteirice como “liberdade”, querem ser solteiros para curtir a vida. Como aproveitar esse estado de vida para se preparar para o outro?

À medida que você se torna consciente de que quer construir um relacionamento para o futuro, é preciso explicitar isso logo no começo da conversa. Por isso, no ‘Namoro Cristão’, as pessoas estão declarando que querem um relacionamento para valer. É preciso que os amigos deixem claro, um ao outro, a vontade de se conhecerem para que  façam amizade. Existe uma coisa muito bacana que estamos aprendendo a dizer: “Um namoro é uma amizade que deu certo. Um noivado é um namoro que deu certo. Um casamento é um noivado que deu certo. Uma família cristã é o resultado de tudo isso”.

O negócio precisa ser sério, porque a frustração nesse ambiente de relacionamento costuma ser muito grande.

Para quem ainda não conhece o grupo ‘Namoro Cristão’, o endereço é gentedefe.com. Lá você vai identificar o grupo e fazer a sua assinatura; eu vou receber o pedido, admiti-lo e você vai começar a se relacionar com as pessoas que estão neste ambiente virtual. Isso tudo é feito com orientação e muito empenho com aqueles que, todos os dias, participam do grupo.

Convido você para passar essa inspiração adiante. Conte para os seus amigos, para o seu grupo. Seja você também um divulgador do grupo ‘Namoro Cristão’. Acima de tudo, o endereço precisa ficar gravado no seu coração: gentedefe.com. Estamos pensando lá na frente, estamos pensando em famílias cristãs.

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda