Oração inicial para o 3º Retiro Missionário

ORAÇÃO INICIAL PARA O 3º RETIRO MISSIONÁRIO

Área de Novo Hamburgo 1 – Colégio Pio XII 06/11/2011

ORAÇÃO: Paróquia Nossa Senhora da Piedade

 

Símbolos: Capela Missionária (2 pessoas); duas velas (2 pessoas); Bíblia(1 pessoa); Sandálias com as cores das áreas (6 pessoas); Mapa da Diocese (1 pessoa); Nossa Senhora (4 pessoas) e cruz processional (1 pessoa).

Pessoas para os símbolos: 17

Leitores: 2

Leitor: Abrindo o nosso coração ao Espírito Santo, cantemos:

Refrão: Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós ou o refrão do canto n° 17 da folha.

 

Leitor: Jesus é modelo de Missão, Ele nos escolhe para enviar-nos. Assim como seus primeiros discípulos, quer que nos preparemos, para que aprendamos Dele a maneira de ser Missionários (as). Vemos em Jesus a forma como se dirigia ás pessoas, ambientes que frequentava, suas visitas, o que dizia. Deixemos o Mestre nos falar.

            Cantemos o Hino da Diocese, afirmando que somos um povo em Missão, enquanto recebemos: a Capela Missionária com o Cristo do envio e o Mapa da nossa Diocese.

Animador: Façamos com muita unção o sinal do cristão cantando: Em nome do Pai…

(Entrada da cruz)

Em silêncio renovemos nosso compromisso contemplando Jesus na Cruz, a prova maior do seu Amor por cada um e cada uma de nós. Por um momento deixemos que Ele nos fale (sentados).

Leitor: Estamos iniciando o 3º Retiro Missionário. É um caminho, uma escola de formação.

            No primeiro Retiro aprofundamos sobre o Kerigma; vida, morte e ressurreição de Jesus, reafirmando a Fé Naquele que é a razão do nosso viver, para que o anuncio evangelizador se enraíze e cresça no nosso encontro pessoal com Cristo. Vamos pensar um pouco: Este retiro foi um reafirmar nossa fé? Foi um encontro pessoal que me sacudiu? Desacomodou-me? Renovou-me?

            No segundo Retiro tivemos o encontro pessoal com a Palavra de Deus, reafirmando que a vida Cristã, sobretudo a vida do Missionário (a), deve se pautar pela leitura assídua da Palavra, por momentos reservados de escuta e vivência, pois sabemos que a Missão brota da força do Evangelho. Busco ter momentos pessoais de encontro com Cristo? Deixo-me guiar pela Palavra de Deus ou outras palavras? Senhor somos teus Missionários (as).  Iluminai nossos caminhos.  De pé cantemos as estrofes 3ª e 4ª do Hino da Diocese.

Animador: Estamos no caminho das Santas Missões Populares. Seguir Jesus nos leva a conhecer quem Ele é e a aderir-nos a sua proposta. Vemos em Jesus aquele que visita, cura, ama, abraça, caminha e acolhe a todos, sem fazer distinção de pessoas. Acolhemos as sandálias representando as áreas pastorais, pedindo mais ardor missionário para cada um e cada uma de nós.

Cantemos: Vai, vai, Missionário nº 6 da nossa folha de cantos.

Leitor: Acolhemos a Palavra de Deus com entusiasmo cantando: Vem ouvir a Palavra nº12 Texto: Mc 6,7-13.

 

Animador: Para culminar este momento de oração recebemos Nossa Senhora, a Missionária por excelência. Que ela nos acompanhe neste dia e nos ensine como sermos Discípulos Missionários do Seu Filho Jesus. Pedimos com confiança que nos cubra com o seu manto materno todos os dias da nossa vida, mas em especial neste caminho das Santas Missões Populares. Vamos receber Nossa Mãe Maria, a Missionária por excelência que quer caminhar conosco cantando: Santa Mãe Maria nº19 da folha.

Ao chegar a frente acolher Nossa Senhora com palmas, rezar Ave Maria…

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda