Celebração Bíblica Missionária

CELEBRAÇÃO BÍBLICA MISSIONÁRIA

CHAMADOS À VIDA E A MISSÃO

 

 

Canto: Te amarei, Senhor (13)

 

Leitor: “São necessários missionários que iluminem o mundo!”

(Entram 6 pessoas representando as áreas pastorais, trajados com túnicas coloridas, de acordo com as cores das áreas e velas acesas…)

Animador: Ao realizarmos mais um retiro missionário diocesano queremos ter presente as 6 áreas pastorais da Diocese de Novo Hamburgo, a sua realidade tão rica de cultura, costumes e a religiosidade de todos os discípulos missionários que trabalham em cada uma de nossas comunidades paroquiais.

(Entra a capela Missionária)

Canto: Hino da Diocese de Novo Hamburgo (14)

Animador: “Reaviva o dom de Deus que há em ti.” Ser missionário é ser anunciador, aquele que leva a mensagem de esperança àqueles que necessitam. Nossa missão é anunciar Jesus Cristo que por amor nos resgatou, mas nos quer próximos de si.

Leitor: Anunciar Jesus às pessoas nas casas, comunidades, cidades e vilas é missão de todos os batizados. Somos os missionários, os Apóstolos, os Discípulos enviados para o trabalho de Reavivar o dom de Deus que há no coração de cada um, e convidá-lo a caminhar na Igreja e como Igreja que é o Corpo de Cristo.

Leitor – Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, pois somos colaboradores na construção do reino de Deus, e amparados nos braços de nossa Mãe Imaculada Conceição, anunciemos com alegria a grande mensagem de Salvação. “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, Alegrai-vos” (Fl 4,4), esta expressão Paulina deverá ser o propósito em nossos corações por sermos missionários, levando a mensagem da salvação.

Entrada da Cruz – A Cruz Sagrada seja a minha luz!

Canto: Vitória, tu reinarás, ó Cruz, tu nos salvarás (2x)

 

LOUVOR

Animador: Pela riqueza do dom da vida e do amor que se manifesta em nosso relacionamento, nesta semana missionária louvemos a Deus especialmente pelos nossos missionários e missionárias. Convido a todos para lembrarem alguns missionários(as) (citar o nome de missionários conhecidos).

Canto: Glória, Glória (16)

PALAVRA DE DEUS.

(Missionário entra com a Bíblia, acompanhado de duas pessoas com velas acesas)

Animador: Não devemos anunciar as nossas verdades, mas o Cristo que é a verdade. Ele é a Palavra, o Verbo Encarnado. Por isso o manual do missionário é a Palavra de Deus. Anunciar sem a Palavra, seria como semear sem a semente, regar a planta sem a água e gritar sem ouvir o eco.

Leitor: Nossa missão é anunciar esta Palavra, levá-la em todas as comunidades e casas. Cristo a Palavra do Pai trouxe esperança e certeza para toda a humanidade. Com ela levemos esperança de um mundo melhor. Onde passarmos teremos a certeza de que com a fé e participação na vida de comunidade nossas cruzes se transformarão em vitórias, mesmo diante dos desafios do mundo de hoje.

 

Canto: Eu navegarei (17)

 

EVANGELHO

Animador: A palavra Missionário nos faz pensar, sobretudo em todos aqueles que, com muita generosidade, deixaram tudo e foram pelos cinco continentes com um único anseio: anunciar a todos a Boa Nova. Vamos agora escutar o trecho do Evangelho que nos fala do primeiro envio realizado pelo próprio Jesus.

Canto: Vem ouvir a Palavra de Deus

 

Animador: ( Ler Mateus 28, 16-20) – (somente proclamação do texto – sem homilia)

REFLEXÃO – ler, deixando uma pequena pausa entre as questões

1 – Como vai a nossa ação evangelizadora no início do Terceiro Milênio?

2 – Como estamos evangelizando?

3 – Quem estamos atingindo?

4 – Somos uma comunidade ou grupo aberto ao mundo a ser evangelizado?

5 – Nossa comunidade ou grupo se preocupa com o envio de missionários(as) para as missões?

Canto: Assim é a Palavra de Deus

Animador: Oração é uma entrega pessoal a Deus em Cristo. Mesmo que não saibamos o que dizer, podemos estar em oração, quando estamos entregues e abertos a Deus.

 

PRECES

1 – Pela nossas comunidades que vivem este momento especial de realização dos Retiros Missionários, que possam ser guiadas pelo Espírito Santo e realizar a sua missão na sua realidade. Rezemos:

R: Senhor, reaviva o dom de Deus que há em nós.

 

2 – Pelos missionários da Diocese de Novo Hamburgo, que tenham a coragem do anuncio e a palavra de esperança para confortar e resgatar os afastados. Rezemos:

R: Senhor, reaviva o dom de Deus que há em nós.

3 – Pelas nossas comunidades que serão visitadas nas Santas Missões Populares, pelo Cristo através da Cruz Missionária para que acolham com alegria aqueles que levam a mensagem do Senhor. Rezemos:

R: Senhor, reaviva o dom de Deus que há em nós.

 

4 – Que o Espírito Santo repouse em nossos corações e nos faça comprometidos com o projeto de Cristo que assumimos. Rezemos:

R: Senhor, reaviva o dom de Deus que há em nós.

 

Oração Missionária

Nós Vos louvamos, Senhor, e agradecemos pela Vossa Palavra, pela graça do Batismo, pela Missão que de Vós recebemos. Ensinai-nos, nós Vos pedimos, a ser missionários neste tempo e em toda parte. Alimentados pelo Vosso Corpo e Sangue, seja a nossa Missão um serviço à Paz; e, para a humanidade à procura do Caminho, sedenta de Vida e de Verdade, um sinal de amor e de esperança. Amém

Entrada com a imagem da Imaculada.

Com: Maria é a Mãe dos missionários, a primeira missionária. Ter presente seus ensinamentos nos faz caminhar enfrentando os desafios, mas descobrindo neles a via de aproximar-se de Seu Filho. Acolhamos a Mãe Missionária que com seu manto nos amparará em nossa missão.

 

 

Canto: Perfeito é quem te criou (20)

Leitor: Hoje, como ontem, todo batizado está convocado a partir, a anunciar. Só quando todos os cristãos assumirem suas responsabilidades missionárias em sua comunidade, nas regiões mais carentes de seu país e nos países ainda não evangelizados, só então teremos uma Igreja toda Missionária.

Com Jesus e com Maria, Missionários todos os dias!

 

Canto Final: Ide anunciar (24)

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda