Bênção e Orações de São Francisco de Assis

Oração diante do Crucifixo
Segundo o testemunho de alguns manuscritos, bem antigos, São Francisco rezou esta oração no momento em que diante do Crucifixo de São Damião recebia o encargo: “Francisco, vai e reconstrói minha casa”.

Ó glorioso Deus Altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

 

Oração da Paz

Senhor,

Fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver duvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,

Fazei que procure mais consolar, que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, E é morrendo que vive para a vida eterna.

 

Cântico do Irmão Sol (ou Cântico das Criaturas)

Altíssimo, onipotente e bom Deus, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção.

Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum  é digno de Te mencionar.

Louvado, sejas meu Senhor, com todas as Tuas criaturas. Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.

Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas.

Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar e neblina, e de todo tempo pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.

Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água, que é humilde e muito útil e preciosa e casta.

Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.

Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz  frutos diversos, e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz, que por ti, coroados serão Altíssimo.

Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme à Tua Santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-O com grande humildade.

Amém.

 

Saudação A Virgem Maria
(Esta saudação tão singela deixa entrever a grande veneração de São Francisco pela Virgem Maria, sua Mãe e Senhora, cuja capelinha: “da Porciúncula” – Nossa Senhora dos Anjos – fora o berço da Ordem e se conservou, através dos séculos, local de Franciscana piedade).

Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja, eleita pelo Santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu Santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito. Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem.

Salve, ó palácio do Senhor! Salve, ó Tabernáculo do Senhor! Salve, ó morada do Senhor! Salve, ó manto do Senhor! Salve, ó serva do Senhor! Salve, ó Mãe do Senhor!

E salve vós todas, ó derramadas virtudes santas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos Fiéis, transformando-os de infiéis, fiéis servos de Deus!

Amém.

 

Elogio às Virtudes

Salve, rainha sabedoria, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a simplicidade pura! Senhora santa Pobreza, o Senhor te guarde por tua santa irmã a humildade! Senhora santa caridade, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a obediência! Santíssimas virtudes todas, guarde-vos o Senhor, de quem procedeis e de quem vindes a nós! Não existe no mundo inteiro homem algum em condições de possuir uma de vós, sem que ele morra primeiro. Quem possuir uma de vós e não ofender as demais, a todas possui; E quem ofender uma, nenhuma possui e a todas ofende. E cada uma por si destrói os vícios e pecados. A santa sabedoria confunde satanás e todas as suas astúcias. A pura e santa simplicidade confunde toda sabedoria deste mundo e a carne a prudência. A santa pobreza confunde toda cobiça e avareza e solicitudes deste século. A santa humildade confunde o orgulho e todos os homens deste mundo e tudo quanto há no mundo. A santa caridade confunde todas as tentações do demônio e da carne e todos os temores carnais.

A santa obediência confunde todos os desejos sensuais e carnais e mantém o corpo mortificado para obedecer ao espírito e obedecer ao seu irmão, e torna o homem submisso a todos os homens desse mundo, e nem aos homens também, senão só a todas as feras e animais irracionais, para que dele possam dispor à sua vontade, até o ponto que lho for permitido do alto pelo Senhor (cf. Jo 19,11).

 

Oração ao Santíssimo

Onipotente, Santíssimo, altíssimo e soberano Deus, que sois todo o bem, o sumo bem, a plenitude do bem, nós vos tributamos todo o louvor, toda glória, toda a a ação de graças, toda a exaltação, e todo o bem. Assim seja, Assim seja.

Amém.

 

Glorioso São Francisco

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. que contemplais o céu como perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. e inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. São Francisco de Assis, Rogai por nós.

Amém.

 

“ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE ASSIS”

Ó glorioso São Francisco, nosso grande padroeiro, a vós recorremos pela doçura da vossa santidade. Protegei-nos e abençoai-nos. Vós que nos ensinastes a procurar neste mundo uma perfeita alegria no amor de Deus e do próximo, vós que amastes tanto a natureza toda, porque proclama a glória e a sabedoria do Criador, fazei-nos servir a Deus na alegria, ajudar o próximo o melhor possível com os nossos bons exemplos e boas ações e espalhar em torno de nós os benefícios da Fraternidade Cristã. Amém.

 

Oração de João Paulo II a São Francisco

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos traspassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho. Ajuda Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem uma purificação pela penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas do pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor capaz de vida, de contrastar as insídias das múltiplas culturas da morte. Aos ofendidos por toda espécie de maldade comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança.

Amém.

 

Oração

Eterno Deus, Onipotente, Justo e misericordioso, concedei-nos a nós míseros praticar por vossa causa o que reconhecemos ser a vossa vontade e querer sempre o que vos agrade, a fim de que, interiormente purificados, iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, possamos seguir as pegadas de vosso Filho, nosso Senhor, e por vossa graça unicamente chegar até vós, ó Altíssimo,  Deus Trindade  e  Unidade perfeita, vós que viveis e reinais na glória de Deus Onipotente por toda a eternidade.

 

12 Ensinamentos de São Francisco de Assis

1 – O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez sem vinho e vida sem morte.

2 – Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

3 – Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.

4 – Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.

5 – Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.

6 – A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.

7 – Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você. Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz.

8 – Quem a tudo renuncia, tudo receberá.

9 – Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o SENHOR.

10 – Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam.

11 – Comece a fazer o que é necessário, logo estarás fazendo o possível… e, perceberás que estarás fazendo o impossível…

12 – Quem ler e entender o Evangelho em Espírito e Verdade, encontrará nele Deus e o céu, os Anjos e o próprio paraíso, tudo a nos esperar, aguardando que façamos a nossa parte, para recebermos o prêmio da felicidade.

Nenhum comentário ainda

Comentários desativados

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda