Família, lugar de encontros

Espaço sagrado onde o amor deve reinar

A família é um local privilegiado para os grandes encontros da vida. Se por um lado as relações familiares nos convidam a construirmos pontes, por outro lado vivemos em tempos nos quais as reuniões familiares passam por um certo desgaste. Somos chamados a construir relações sólidas, maduras e cristãs em nosso ambiente familiar.

Os encontros na família começam bem antes de os filhos serem gerados. Começa na nossa família, lugar onde fomos criados e educados, onde fizemos ou não as nossas primeiras experiências cristãs. Somos frutos de uma família e grande parte do que somos devemos a ela. E é essa experiência, que acumulamos no convívio de nosso lar, que levaremos conosco para a família que, um dia, iremos formar. São muitos os aspectos que compõem aquilo que somos: personalidade, manias, medos, traumas, bloqueios… Carregamos conosco a carga humana e desumana de relacionamentos que vivenciamos. Somos, hoje, o fruto de uma semente cuidada por uma família.

A vida de casados é tempo também de encontrar-se, talvez não do mesmo jeito que foram realizados durante o período de namoro. É um período baseado na experiência de partilhar a vida juntos. É inevitável que certos conflitos existam, mas o casal deve fazer de sua vida um eterno e grande encontro, no qual haja diálogo, acolhimento, respeito pela diferença. Jesus Cristo deve ser para o casal o grande alicerce de seu relacionamento. As experiências que Jesus teve com as pessoas de Seu tempo devem ser fontes de inspiração e prática para o casal. União que não tem o amor como o principal objetivo nunca será irá produzir crescimento conjugal.

Vida familiar é um lugar privilegiado para que os relacionamentos entre pessoas aconteçam. Um lar harmonioso começa a ser construído à medida que se procura amadurecer as relações. Para que isto aconteça é necessário paciência, diálogo e desejo sincero de querer que estes encontros aconteçam. Nenhum pai ou mãe tem o direito de repetir com os seus filhos os desencontros que teve em seu ambiente familiar. Por isso mesmo é necessário que o casal se conheça bem e tenha feito uma experiência madura durante o seu tempo de namoro.

Encontrar-se em família pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que fazemos ao longo de nossa vida. Família é um espaço sagrado onde o amor deve reinar. Em um ambiente, no qual o outro não se sente amado e acolhido, sentirá que nunca poderá ser compreendido. Jesus nos ensina que uma relação bem sucedida exige que estejamos de coração aberto.

As melhores reuniões em família nascem na espontaneidade do dia a dia. Todo momento em família é oportunidade para que todos se encontrem. Pai e mãe, filhos e pais, netos e avós… Cada encontro é uma oportunidade para demonstrarmos às pessoas que convivem conosco o quanto as amamos. Perdemos grandes oportunidades, ao longo de nossa vida, de fazermos de cada momento em nossa família um tempo único e especial.

Um verdadeiro encontro só acontece quando há disponibilidade de ambas as partes. Ninguém se encontra sozinho. Encontramo-nos à medida que nos encontramos com outras pessoas, pois o outro nos ajuda a nos conhecermos a cada dia um pouco mais. A família é um lugar de perdão, misericórdia, reconciliação e oração entre pessoas, as quais, ao longo da vida, fazem a experiência de amor entre si.

Padre Flávio Sobreiro

Nenhum comentário ainda

Comentários desativados

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda