Significado da devoção ao Sagrado Coração

Padre Mário Marcelo Coelho diz que celebrar o Sagrado Coração é celebrar o amor de Deus pela humanidade

Nesta sexta-feira, 08, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção, é uma das expressões religiosas populares mais conhecidas.

Celebrar esta solenidade é celebrar o amor de Deus por toda pessoa. “O Deus que tem o coração aberto para nos acolher, perdoar, que nos ama sem medida, é um Deus que se doa”.

A devoção surgiu num momento de guerras, sobretudo na Europa, crises, consumismo e individualismo. Na época, muitas Congregações nasceram com o carisma voltado a essa devoção, como é o caso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos, fundada pelo padre Léon Dehon.

“Uma fé que tem seu lado racional, de inteligência, conhecimento, mas que também se expressa no amor, porque Deus é amor, o próprio São João na sua carta fala que Deus é amor. Então tudo isso quer expressar esse carinho, esse amor de Deus pela humanidade”.

Essas Congregações Religiosas e movimentos leigos que se voltam para o coração de Jesus querem tanto experimentar o amor de Deus como expressá-lo a todos os homens.

“O nosso desafio hoje como Congregação, voltado para o coração de Jesus, é olhar para a sociedade através do olhar do coração de Jesus, através desse amor ágape, que é o amor oblativo, o amor doação. Procuramos isso, por exemplo, no atendimento das confissões, que é uma forma concreta dessa expressão do amor de Deus, através das nossas obras sociais, dos atendimentos … São formas que tentamos expressar esse amor de Deus na sociedade hoje”.

O versículo 7 do Salmo 113 “Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria” era muito citado pelo fundador dos dehonianos. Quem faz a experiência de sentir-se amado por Deus, torna-se capaz de fazer a experiência desse versículo. “É um Deus que levanta cada ser humano da sua indigência, pobreza. É um Deus que nos levanta, nos ergue nos coloca de pé e nos tira dessa miséria”.

E a pobreza não é somente a material, mas também a da alma. A sociedade deve fazer a experiência do amor de Deus. “Aquelas pessoas que passam por qualquer dificuldade, o coração de Jesus está aberto, entre nesse coração e ali descanse”.

Nenhum comentário ainda

Comentários desativados

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda