Eucaristia e Palavra de Deus dão alegria à vida

Domingo, 4 de maio de 2014, Jéssica Marçal / Da Redação

Francisco explicou que o caminho dos discípulos de Emaús são um símbolo de fé, em que as Escrituras e a Eucaristia são indispensáveis

Em sua reflexão antes do Regina Coeli deste domingo, 4, Papa Francisco falou da Palavra de Deus e da Eucaristia como grandes fontes de alegria cristã. O Santo Padre destacou que esses são dois elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor.

Francisco partiu do Evangelho deste domingo, que narra o episódio dos discípulos de Emaús. Após a morte de Jesus, eles retornavam pra casa tristes e desanimados quando encontraram Jesus pelo caminho, mas não O reconheceram. Cristo ajudou-os a entender que sua morte e ressurreição estavam previstas nas Escrituras e depois, ao partir o pão junto aos dois discípulos, eles O reconheceram.

O Papa explicou que o caminho de Emaús torna-se, assim, símbolo do caminho de fé. “As Escrituras e a Eucaristia são elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor. Também nós chegamos muitas vezes à Missa dominical com as nossas preocupações, as nossas dificuldades e desilusões. A vida às vezes nos fere e nós seguimos tristes, rumo à nossa ‘Emaús’, virando as costas ao projeto de Deus”.

Mas nestas situações, o Pontífice lembrou que a Liturgia da Palavra acolhe; as Escrituras reacendem no coração o calor da fé e da esperança e na Liturgia Eucarística, Jesus doa a Si mesmo, o Pão da vida eterna.

“Sempre, a Palavra de Deus e a Eucaristia nos enchem de alegria. Quando você está triste, pegue a Palavra de Deus e vá Missa de domingo fazer a comunhão, participar do mistério de Jesus”.

O Santo Padre concluiu pedindo a intercessão de Maria para que cada cristão, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, especialmente na Missa dominical, redescubra a graça do encontro transformador com Jesus ressuscitado. “Há sempre uma Palavra de Deus que nos dá orientação depois dos nossos escorregos, e através dos nossos cansaços e desilusões, há sempre um Pão que nos faz seguir adiante no caminho”.

REGINA COELI

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho deste domingo, que é o terceiro domingo de Páscoa, é aquele dos discípulos de Emaús (cfr Lc 24, 13-35). Estes eram dois discípulos de Jesus, os quais, depois da sua morte e passado o sábado, deixam Jerusalém e retornam, tristes e desanimados, para o seu vilarejo, chamado Emaús. Ao longo do caminho, Jesus ressuscitado aproximou-se deles, mas eles não O reconheceram. Vendo-os tão tristes, Ele primeiro ajudou-os a entender que a paixão e a morte do Messias estavam previstas no projeto de Deus e preanunciadas nas Sagradas Escrituras; e assim reacende um fogo de esperança no coração deles.

Naquele momento, os dois discípulos sentiram uma atração extraordinária por aquele homem misterioso, e o convidaram para permanecer com eles naquela noite. Jesus aceitou e entrou com eles na casa. E quando, na mesa, abençoou o pão e o partilhou, eles o reconheceram, mas Ele desapareceu da vista deles, deixando-os cheios de estupor. Depois de serem iluminados pela Palavra, tinham reconhecido Jesus ressuscitado no partilhar o pão, novo sinal da sua presença. E logo sentiram a necessidade de retornar a Jerusalém, para contar aos outros discípulos esta sua experiência, que tinham encontrado Jesus vivo e o tinham reconhecido neste gesto da fração do pão.

O caminho de Emaús torna-se assim símbolo do nosso caminho de fé: as Escrituras e a Eucaristia são os elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor. Também nós, muitas vezes, chegamos à Missa dominical com as nossas preocupações, as nossas dificuldades e desilusões… A vida às vezes nos fere e nós seguimos tristes, rumo à nossa “Emaús”, virando as costas ao projeto de Deus. Afastamo-nos de Deus. Mas nos acolhe a Liturgia da Palavra: Jesus nos explica as Escrituras e reacende nos nossos corações o calor da fé e da esperança, e na Comunhão nos dá força. Palavra de Deus, Eucaristia. Ler todo dia um trecho do Evangelho. Recordem bem isso: ler todos os dias um trecho do Evangelho e aos domingos ir fazer a Comunhão, receber Jesus. Assim aconteceu com os discípulos de Emaús: acolheram a Palavra; partilharam a fração do pão e de tristes e derrotados que se sentiam tornaram-se alegres. Sempre, queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus e a Eucaristia nos enchem de alegria. Lembrem-se bem disso! Quando você está triste, pegue a Palavra de Deus. Quando você está para baixo, pegue a Palavra de Deus e vá à Missa no domingo fazer a Comunhão, participar do mistério de Jesus. Palavra de Deus, Eucaristia: enchem-nos de alegria.

Por intercessão de Maria Santíssima, rezemos a fim de que cada cristão, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, especialmente na Missa dominical, redescubra a graça do encontro transformante com o Senhor, com o Senhor ressuscitado, que está conosco sempre. Há sempre uma Palavra de Deus que nos dá orientação depois dos nossos escorregos e através dos nossos cansaços e desilusões, há sempre um Pão partilhado que nos faz seguir adiante no caminho.