Entenda o significado do tapete de Corpus Christi

A tradição de confeccionar tapetes nesta data festiva da Igreja também se mantém em muitas de nossas paróquias. Todos os anos fiéis e amigos realizam esse trabalho artesanal para a procissão da festa de Corpus Cristi, que neste ano acontece no dia 15 de junho.

Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

Não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote, e os fiéis só podem pisar no tapete após a passagem do sacerdote. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.