Contemplar quadro religioso pode reduzir a percepção da dor

LONDRES, 13 Dez. 12 / 08:14 am (ACI/EWTN Noticias).- Um estudo publicado na revista Pain e realizado pela neurocientista Katja Wiech da Universidade de Oxford (Inglaterra), assinalou que contemplar um quadro religioso pode reduzir nas pessoas a percepção da dor.

Conforme reproduziu a página Web Muyinteresante.es, a cientista estudou a atividade cerebral de católicos praticantes, ateus e agnósticos enquanto contemplavam um quadro de Santa Maria e o retrato da Dama do Arminho, de Leonardo da Vinci. Simultaneamente, estas pessoas recebiam descargas elétricas na mão esquerda.

As imagens obtidas mediante ressonância magnética funcional mostraram que o ícone religioso gerava uma alteração no cérebro dos católicos que reduzia a percepção da dor. A resposta consistia em um aumento da atividade da região direita do córtex pré-frontal, a mesma que funciona quando se administra um tratamento com placebo. Os ateus professos, pelo contrário, não mostravam alívio nem alteravam sua atividade cerebral ao contemplar nenhum dos retratos.

O neurocientista Matthew Lieberman, da Universidade da Califórnia, assegura que o seguinte passo é averiguar se as imagens religiosas conseguiram este efeito simplesmente porque chamavam a atenção dos católicos ou porque geravam neles sentimentos “piedosos”.

Nenhum comentário ainda

Comentários desativados

Desenvolvido por Origy Networks – Criação de sites e propaganda